País com novo nome – Chéquia

A República Checa passará a ter um novo nome – Chéquia.

Chéquia é com forte grau de probabilidade o próximo nome da República Checa. Isto se o Parlamento checo aprovar a proposta de alteração de nome. Mas segundo refere a BBC, República Checa continuará a ser o nome oficial do país, sendo que Chéquia passará também a ser uma forma oficial para alguém se referir ao país.

Trata-se de uma situação idêntica ao que acontece hoje com vários países. A Federação Russa é conhecida por Rússia, a República Francesa por França ou a República da Irlanda como Irlanda.

República Checa não é um nome antigo, uma vez que foi adoptado em 1993 aquando da divisão da então Checoslováquia em dois Estados soberanos: República Checa e Eslováquia. Antes, boa parte do território destes países pertenceu ao Império Austro-Húngaro, até à dissolução deste no final da Primeira Guerra Mundial.

Chéquia será o nome curto oficial deste país da Europa do Leste resultante da separação da Checoslováquia. A decisão, explicam os responsáveis, serve para facilitar a introdução do nome do país nas etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.

A proposta vai ser discutida no parlamento checo e, se aprovada, será apresentada às Nações Unidas para ser avaliada. A mudança não é radical: é o mesmo que chamar Portugal ao nosso país, mesmo que o nome oficial seja República Portuguesa. Na verdade, alguns países já se referiam à República Checa como Chéquia, mas o termo nunca foi oficializado.

 Fontes: Observador e Jornal de Negócios, 15 de abril

 

 


Esta entrada foi publicada em Moodle, Notícias. ligação permanente.

Deixar uma resposta