30 Anos de Adesão à União Europeia

9 de Maio foi o Dia da Europa.

2016 é o ano em que se assinala 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia.

São muitos os Desafios que a União enfrenta.

Talvez um dos principais seja o Brexit, com uma possível saída do Reino Unido da União europeia. A vaga de Refugiados e o polémico e recente acordo com a Turquia tem também sido alvo de grandes discussões. O recente acordo que pressupõe a emissão facilitada de vistos aos Turcos para se deslocarem para o espaço comunitário é um dos aspetos mais controversos. Outra contrapartida, para além da financeira, diz respeito à facilitação nas negociações de uma futura adesão.

Outro desafio tem sido a crise económica dos últimos anos.

Mais recentemente, tem sido muito criticado o TTIT, acordo comercial Transatlântico entre a União Europeia e os E.U.A. “O TTIP é o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento. É uma proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos da América em forma de tratado internacional.”

Várias críticas têm sido referidas, particularmente em relação ao possível aumento do desemprego, à influência do poder das multinacionais no poder político, bem como à comercialização de produtos alimentares que não respeitam as normas ambientais que existem na União Europeia…

Um dos artigos que sintetizam alguns destes desafios:

http://observador.pt/especiais/europa-diferente-os-desafios-da-ue-2016-segundo-oito-especialistas/

 

 


Esta entrada foi publicada em 10º Ano, 11º Ano, 12º Ano, Moodle. ligação permanente.

Deixar uma resposta